• Teléfono : +34 954 623 841
  • Oficina: c/ Alberche, 6 local 34, 41005-Sevilla
  • Almacén: c/ Esparteros, 7, 41600-Arahal

NOVA SÉRIE DE COAGULANTES PARA A INDÚSTRIA DE LACTICÍNIOS

O queijo é um alimento que tem uma importante pegada de carbono. Daí que coloquemos à disposição dos produtores queijeiros os mais inovadores desenvolvimentos, por forma a facilitar as suas tarefas diárias de produção. Destes desenvolvimentos faz parte a última inovação apresentada pela CHR HANSEN: uma nova série de coagulantes CHY-MAX®, que faz com que, a partir da mesma quantidade de leite se produza mais queijo, diminuindo a quantidade de carbono dos produtos.

A maior parte das emissões de gases com efeito de estufa geradas no processo de fabricação do queijo podem ser atribuídas à produção de leite e resultam diretamente das emissões de metano das vacas, do estrume e da utilização de fertilizantes. Assim sendo, para se fazer um quilo de queijo são necessários quase dez quilos de leite, o que incrementa rapidamente a pegada de carbono do queijo.

Conscientes do problema e partilhando o compromisso das companhias de lacticínios com o meio ambiente, trabalhamos em estreita colaboração com os agricultores para diminuir a intensidade do carbono no leite.

Também a CHR HANSEN participa neste processo de otimização da produção, concentrando-se no principal ingrediente que transforma o leite líquido em queijos duros ou moles: os coagulantes do queijo. A nova série de coagulantes CHY-MAX® da CHR HANSEN permite às companhias de lacticínios tirar mais queijo de cada quilograma de leite. A utilização de CHY-MAX®M nos processos de produção permite aos produtores de queijo alcançarem um melhor processo de coagulação, em comparação com outros coagulantes no mercado, o que implica uma quantidade menor de leite para a produção de um quilo de queijo.

Segundo o vice-presidente do departamento de enzimas e culturas lácteas para a indústria de lacticínios da CHR HANSEN, «a nova série de coagulantes CHY-MAX® oferece numerosos benefícios às empresas de lacticínios, bem como aos consumidores preocupados com o meio ambiente e a qualidade do queijo. Além de diminuir a pegada de carbono no produto final, CHY-MAX®M oferece também a possibilidade de diminuir o teor de sal do queijo até 50 %».

CHY-MAX® tornou-se num dos mais populares produtos da série de coagulantes de queijo da CHR HANSEN e já está a ser utilizado pelos produtores de lacticínios do mundo inteiro. E, como alega a companhia dinamarquesa, as vantagens podem ser muito significativas. Segundo a diretora do departamento de sustentabilidade da HANSEN, Annemarie Meisling, «um produtor médio de queijo mozarela que produza anualmente 20 000 toneladas de queijo poderia diminuir, se trocasse para CHY-MAX®M, até 1500 toneladas de CO2 por ano; isto também depende do coagulante que já esteja a ser utilizado no processo de produção. A quantidade de CO2 referida anteriormente equivale, em média, às emissões anuais de 100 lares da Europa Ocidental». Annemarie Meisling acrescenta: «Temos aproveitado o enorme potencial da nossa plataforma tecnológica, de forma a garantir que os clientes possam alcançar os objetivos comerciais e de sustentabilidade. Por exemplo, na eleição de ingredientes mais sofisticados que lhes permitam produzir mais com menos».